Blog da Professora Marcília

Alimentação

Posted on: 15, fevereiro 2009

ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS

Os alimentos ricos em proteínas, também chamados de alimentos construtores, são importantes para o crescimento, manutenção e regeneração das células, portanto fundamentais para a constituição dos ossos e dos músculos. Exemplos de alimentos de origem vegetal e de origem animal ricos em proteína:

Vegetal: feijão, ervilha seca, amendoim

Animal: leite, queijo, ovos, carne bovina, carne de frango, carne de peixe, ovos.proteinas2

ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS E LIPÍDEOS

Os alimentos energéticos são ricos em carboidratos (comumente chamados de açúcares) e lipídeos (comumente chamados de gorduras). Fornecem energia para o organismo, sendo, portanto, indispensáveis para o funcionamento dos músculos e órgãos, bem como para a atividade mental. A energia necessária para brincar, andar, praticar esportes, estudar, entre outras atividades, vem de alimentos ricos em açúcares e gorduras. Exemplo de alimentos ricos em gorduras e açúcares.

Açúcares: pão, batata, macarrão, mel, arroz, etc;

Gorduras: óleo vegetal, margarina, azeite de dendê, banha, etc.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS E SAIS MINERAIS

Os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais são chamados de reguladores, porque são importantes para o perfeito funcionamento das funções vitais do organismo, como respiração, digestão, circulação, crescimento e fortalecimento dos ossos, regulação da quantidade de água no organismo, entre tantas outras atividades. As vitaminas e os sais minerais são encontrados principalmente em frutas, verduras e legumes.

A falta de vitamina e sais minerais no organismo é bastante prejudicial. A vitamina C, por exemplo, é importante para o sistema imunológico, responsável por proteger o organismo da entrada de micro-organismos causadores de doenças (como vírus e bactérias). Exemplo de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.

Vitaminas: alface, pepino, uva, laranja, maçã, pêra, banana, morango, kiwi, etc.

Sais minerais: tomate, ervilha, pepino, melancia, melão, pimentão.

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HÁBITOS ALIMENTARES

Uma refeição completa deve ter um pouco de todos os grupos de alimentos que vimos até aqui, ou seja, deve ser equilibrada na quantidade de proteínas, carboidratos, lipídeos, sais minerais e vitaminas. A alimentação é importante não só para o bom funcionamento do organismo, mas tem influência direta no dia-a-dia (trabalho, estudo, lazer). Portanto, em cada refeição deve-se comer pelo menos um alimento de cada grupo, para não correr o risco de ingerir uma dieta pobre em algum tipo de nutriente.

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ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Alimentos industrializados são aqueles que resultam da transformação dos alimentos naturais por meio de processos industriais. Seria ideal que em nossa alimentação houvesse apenas alimentos naturais, porém nos dias de hoje isso dificilmente acontece, porque grande parte dos alimentos que consumimos é industrializada. A inserção de alimentos industrializados e artificiais na dieta dos seres humanos ocasionou uma mudança nos hábitos alimentares. Balas, chocolates, chicletes, enlatados são apenas alguns exemplos de alimentos industrializados encontrados em mercados, feiras e mercearias. Todo alimento industrializado vem com informações que devem sempre ser consultadas antes da compra e do consumo.

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ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Os alimentos transgênicos, são produzidos a partir da modificação genética das sementes com base nas características do ambiente onde são cultivadas. Estes alimentos podem trazer problemas à saúde das pessoas e também ao ambiente, considerando que não ocorrem de forma espontânea na natureza.

Responda em seu caderno:

1 – Que alimento você mais gosta?

2 – Que alimento mais detesta?

3 – Existe algum ingrediente que você desconhece? Qual?

4 -O que significa: colorido artificialmente? Sabor artificial de? Aroma artificial?

5 – O que quer dizer artificial? Procure no dicionário.

6 -Por que é importante saber o prazo de validade dos alimentos industrializados?

7 –  Qual a importância de se ter uma alimentação equilibrada?

8 – Recorte e cole rótulos de alimentos industrializados mostrando as seguintes informações: ingredientes; data de fabricação; prazo de validade.

9 Pesquise sobre os alimentos e faça pequeno texto explicando sobre sua importância.

Após estudarmos o texto, discussão em sala de aula, fomos para a cozinha experimental fazer uma salada de frutas e discutir sobre a importâcia de se comer frutas, verduras e fibras.

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Os alunos Nícolas, Gabriel Aderson, Pedro Henrique, Josué, Eduarda e Nathália. Enquanto as meninas lavavam as frutas os meninos faziam pose para tirar fotos.

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Nesta foto o aluno Ítalo tentou esconder, mas nosso fotógrafo mirim não deixou por menos e enquadrou-o  na lente.

100_2729 Eduarda, Isabel e Nathália lavando e secando as frutas para que a professora faça a salada.

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A professora Marcília explicando sobre o morango ser um falso fruto, para a aluna Nathália.

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A salada pronta esperando para ser degustada.

Obs: As fotos foram tiradas pelo aluno Gabriel Augusto, que  por  ser o fotógrafo não aparece em nenhuma das imagens.

Também disponível em: http://blog.educacional.com.br/marciliarinaldes

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