Blog da Professora Marcília

Aparelho Respiratório

Posted on: 29, março 2009

O CAMINHO DO AR

O sistema respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.

A sua principal função é possibilitar a entrada e a saída de ar do organismo.

sistema_respira2

http://www.jumar.org.br/…/sistema_respira2.jpg

O ar entra pelo nariz passando primeiramente pelas fossas nasais. Os pelos presentes no interior do nariz retêm algumas impurezas do ar, como a poeira.

A seguir, o ar passa pela faringe e pela laringe, para depois chegar até a traqueia.

A traqueia abre-se em dois tubos mais finos chamados bronquios, que conduzem o ar para os dois pulmões.

RESPIRAR: INSPIRAR E EXPIRAR

A respiração é uma ação composta de duas fases:

Inspiração: é o movimento de enchder os pulmões de ar.

Expiração: é o movimento de eliminar o ar dos pulmões.

Ao inspirar, estamos enviando ar com oxigênio para o interior do corpo; ao expirar, estamos liberando o dióxido de carbono (gás carbônico) para fora do corpo.

No tórax estão localizados os pulmões, dois órgãos de textura esponjosa. Um deles está localizado à direita e o outro, à esqueerda, sendo que o pulmão direito é um pouco maior que o esquerdo.

Em uma pessoa adulta, a massa dos dois pulmões é de aproximadamente 1 quilograma.

Respirar é uma ação involuntária, ou seja, é uma ação automática comandada pelo sistema nervoso.

Normalmente, as pessoas não conseguem interromper a respiração por mais de um minuto. No entanto, alguns mergulhadores que pescam pérolas em uma região chamada Polinésia conseguem ficar até 4 minutos sem respirar.

MENEGHELLO, Marinez. De olho no futuro – Ciências. São Paulo: Quinteto Editorial, 1996.

Foi entregue a cada aluno um balão para que fosse enchido, representando a nossa respiração no momento em que o pulmão se enche de ar.

100_2826Isabel e Gabriel Aderson

100_2827Ítalo, Nícolas e Josué

100_2828Eduarda, Nathália e Isabel

100_2830Gabriel Augusto

Após as explicações, responder questionamentos realizados pelos alunos, passamos a fazer uso da fita métrica para medirmos o diâmetro do tórax no momento da inspiração e expiração, como mostra as fotos.

100_2804

Nathália está medindo o tórax de Gabriel Augusto quando este inspirava o ar.

100_2808Gabriel Augusto medindo o tórax de Nathália no momento da inspiração.

100_2805Nícolas e Josué realizando a mesma tarefa de medir o tórax no momento de inspiração do ar.

100_2810Josué e Nícolas, conferindo a inspiração e expiração de seu colega.

100_2806Isabel e Gabriel Aderson – na mesma atividade.

100_2811Gabriel Aderson e Isabel

100_2813Isabel e Eduarda

100_2814Eduarda e Isabel

100_2807Ítalo e Pedro Henrique

100_2812Pedro Henrique e Ítalo

Com essa atividade foi possível perceberem que quando inspiramos há um aumento no volume de nosso tórax e quando expiramos soltamos o ar e há o relaxamento do tórax que volta ao volume normal e que este movimento se dá de forma involuntária sem que se perceba.

Depois dessa atividade, sugeri que ficassem um em frente ao outro e que um colocasse de leve, os dedos no pulso do colega, procurando sentir um “pulsar”. De início acharam estranho sentir a veia “batendo”. Em primeiro momento, os alunos estavam em repouso.

100_2815Ìtalo e Gabriel Aderson

100_2816Nícolas e Josué

100_2817Gabriel Aderson e Isabel

100_2818Eduarda e Nathália

100_2820Eu e Pedro Henrique

Em seguida solicitei que pulassem, brincassem que depois íamos sentir o pulso novamente de ver se houve alteração nos batimentos cardíacos e na respiração.

100_2831Ítalo pulando

100_2832Nathália, Isabel, Gabriel Augusto pulando e Gabriel Aderson fazendo flexão.

100_2835Pedro Henrique e Gabriel Aderson fazendo flexão.

Depois de medir novamente o pulso do colega, os alunos se surpreenderam com o tanto que estavam acelerados, falei sobre a respiração e perceberam que estava mais rápida e um dos alunos disse que o coração queria sair pela boca.

Para encerrarmos a aula, tiramos fotos no momento de descanso.

100_2840

Também disponível em: http://blog.educacional.com.br/marciliarinaldes

Agenda

março 2009
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatísticas do Blog

  • 232,060 hits
%d blogueiros gostam disto: